Devido à maneira como a pandemia que nos aflige, foi imposta ao mundo, em maior ou menor escala. a necessidade de um isolamento social. E aqui no Brasil não foi diferente. Foi como uma onda que surpreendeu há muitas pessoas, dificultando suas vidas, gerando uma série de transtornos tanto no âmbito negocial como pessoal.

E no campo das emoções não foi diferente, casais que se viam uma hora por dia praticamente “trancados” juntos, famílias acostumadas a deixar seu filhos na escola tendo a responsabilidade de ter esse cuidado 24 horas, pessoas acostumadas ao trabalho mediante a cobrança de um supervisor tendo que se disciplinar, perda de renda, desemprego, etc.

Todas essas situações trouxeram muitas dificuldades gerando desequilíbrios dos mais variados tipos: dificuldade para dormir, troca do dia pela noite, desestímulo para exercitar-se, dificuldade de realizar o trabalho em home office, perda da esperança na busca por um novo emprego, depressão, crises familiares.

Para auxiliar com ferramentas que possam amenizar ou até mesmo reverter algumas dessas condições, separamos 7 maneiras que podem te guiar nesse momento tão complicado:

1-Estabeleça uma Rotina. Isso mesmo, pode parecer bobagem, mas fixar uma rotina mesmo dentro de casa te dará uma sensação de pertencimento e de segurança que aos poucos pode ir ajeitando outras situações que parecem sem solução. Os seres humanos estão acostumados a se comportar por meio de padrões e quando eles quebram esses padrões de um modo muito rápido isso pode gerar uma série de problemas em cadeia.

 Assim, o primeiro passo para se equilibrar ou se reequilibrar é fixar um horário para acordar, para tomar café da manhã, trabalhar ou estudar (se for sua ocupação). Manter uma rotina fará diferença em todo o resto!

2- Planeje o seu dia. Mais uma forma de se reestabelecer ou de manter uma sensação de normalidade é ter um planejamento básico do seu dia. Isso vai além da rotina acima mencionada. Estabeleça além de horários, tarefas, por exemplo se é um estudante, temas a estudar em determinado horário.

 Planeje toda sua semana. Isso vai te dar segurança. [E como se você fosse um carro com uma estrada seguir. Sabendo seu caminho ao longo da semana você vai levando.

3- No curso do seu planejamento varie as experiências. Além do básico, como acordar, dormir, refeições. Estabeleça momentos de trabalho ou estudo e outros de descanso, de lzar de passar com a família.

Especialmente para àquelas pessoas que estão em isolamento, morando sozinhas, é importante separar ao menos uma hora do dia para ver sua família ou amigos, ver a imagem daqueles que ama, falar como foi seu dia, até mesmo desabafar. É uma experiência imprescindível, e temos a nossa disposição diversas ferramentas de comunicação para conversar em tempo real, tanto no seu celular quanto no computador. Faça uso disso.

4- Separe um tempo para cuidar da saúde. Dentro desse rol acima mencionado, é importante dedicar um tempo para o seu corpo. Fazer exercícios físicos, meditar, tomar cuidados com a hidratação e alimentação. São ações que fazem a diferença a longo prazo e que repercutem no seu trabalho. Imagine uma pessoa buscando recolocação que deixa de se cuidar, dormir bem, estar com uma aparência saudável, estar com a mente afiada. Sem isso, as chances de voltar ao mercado de trabalho diminuem.

5- Tenha objetivos claros de curto, médio, e longo prazo. Além de planejar a sua agenda da semana escreva numa agenda de papel ou mesmo digital seus objetivos pessoais, financeiros, de desenvolvimento profissional, etc. E após, divida-os em curto, médio e longo prazo.

Curto prazo se referindo aos objetivos daquele mês. Coisas que devem ser feitas no dia-a-dia e que são importantes. Médio prazo ao longo daquele ano, ou seja, para os próximos 365 dias, que cursos fará, no que vai investir seu dinheiro. E longo prazo uma meta para ser desenvolvida nos próximos dez anos. Essas referências podem ser ajustadas caso a caso dependendo do tema, mas quanto mais temas e projeções mais você vai condicionando a sua mente a pensar e trabalhar no futuro, sem deixar o presente de lado.

6- Faça uma higiene mental de notícias e informações negativas – No meio de uma crise mundial, em que pese seja importante estarmos informados também é necessário se desligar um pouco de notícias negativas, assistir todos os dias informações sobre números de óbitos, situações ruins não irá mudar a sua realidade.

Se você já está fazendo a sua parte, fazendo o isolamento social e protegendo dessa forma a coletividade, tire um tempo para se afastar do noticiário ruim e mergulhar no estudo de algum conteúdo que te traga valor, algum curso que te ensine a obter renda extra, uma especialização na sua área de trabalho, um curso de idiomas , foque em coisas que tragam positividade para o seu amanhã, o passado não volta e olhar para o futuro afasta pensamentos negativos e abre portas para estimular sua capacidade criativa.

7- Tenha fé no amanhã e combine pensamento e ação para construir seu futuro. Se estamos numa situação tão atípica e complicada atualmente, o passado não volta mais, então foque seus pensamentos na direção do futuro, em quem você quer se tornar, nas coisas que você irá conquistar e que preparação, esforço e concretização (passo a passo)  precisa para conquistá-las.

Pense sempre para frente, alguns povos tradicionais na região de América Central em que hoje fica o México tinham por hábito comemorar a colheita e todo o sucesso alcançado antes mesmo de plantar. Lógico, eles faziam a sua parte, o arar da terra, o plantio, a aplicação e adubo, etc. mas agradeciam pela colheita antes mesmo da chuva. Combinar o agir com o pensamento positivo voltado para resultados te joga para frente, te afasta do momento atual e te faz mais focado em cada passo para uma estrutura pessoal mais equilibrada, bem sucedida e com resultados concretos.

 Se gostou dessas dicas, acompanhe também nosso canal no YouTube que estará no ar muito em breve, clicando no link a seguir: https://bit.ly/RESTAURACAOSA